Brazil -

sábado, 20 de fevereiro de 2010

IDIC a Filosofia

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

A filosofia vulcana baseia-se nos ensinamentos do filósofo Surak que pregam a lógica e o uso da mesma para guiar a vida, reprimindo totalmente as emoções. Sem isto, os vulcanos perdem o controle de sí mesmos e se transformam em bárbaros novamente. Os vulcanos valorizam muito à família apesar de não demonstrar amor/afeto.


A lógica vulcana é mantida por um ritual de meditação feito todos os dias, a não ser que o vulcano tenha a sindrome de Bendii (pronuncia-se Bendai), uma doença que atinge vulcanos com mais de 200 anos de cura ainda desconhecida.

Base da Filosofia Vulcana, o IDIC (Infinitas Diversidades em Infinitas Combinações) é simbolizado por um círculo e um triangulo em metais prata e dourado, afixado um sobre o outro, adornado por uma jóia no centro (semelhante a uma pérola) chamado de kol-ut-shan.
No universo da série de ficção Jornada nas Estrelas (Star Trek), o IDIC é visto frequentemente não apenas como filosofia exclusiva dos vulcanos, mas como principal mensagem das Séries Jornadas nas Estrelas. Sua primeira aparição foi no episódio Não Há Na Verdade Nenhuma Beleza? (Is There in Truth No Beauty?) da série clássica (Star Trek: The Original Series – ST-TOS ou apenas TOS).
O Sr. Spok, primeiro oficial da espaçonave Enterprise (USS Enterprise – NCC 1701), utiliza em seu uniforme durante recepções e cerimônias importantes. Ele também aparece em seu quarto em Jornadas nas Estrelas II – A ira de Khan, Jornadas nas Estrelas III – A procura de Spok e em Jornadas nas Estrelas IV – A Terra desconhecida.
Na série Jornada nas Estrelas – Enterprise (Star Trek: Enterprise – ST-ENT ou apenas ENT), é dado a T’Pol (oficial de ciências) por seu marido, Koss, o pingente de IDIC de sua mãe, T’Les, que projeta um mapa holográfico, permitindo T'Pol e ao Capitão Archer encontrar a localização onde T'Les e os Sirranitas (Syrrannites) estão escondidos.
Também em Jornadas nas Estrelas – Enterpise, T'Pol mantem um pingente IDIC em Terra Prime quando estava presa com sua filha Elizabeth que estava morrendo. Elizabeth foi criada artificialmente com DNA de T´Pol e do Comandante Trucker, engenheiro chefe da Enterprise. O nome da criança é uma homenagem a falecida irmã de Tucker.

Seria muito interessante e construtivo se as pessoas começassem analisar esta filosofia mais de perto, ao menos reprimindo suas proprias ações insensatas a ponto de se preocuparem em construir um ambiente melhor senão para si, para seus filhos.
VIDA LONGA E PRÓSPERA!
fonte wikipedia.org

2 comentários:

  1. É meio robotica esta visão, mas tenho que concordar que em alguns casos esta filosofia é mesmo solução. Kaise

    ResponderExcluir
  2. A Razão é o que deve nos guiar porque muitas vezes as emoções julgam o bom e o mal da mesma forma, já a razão analisa de forma neutra.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário: