Brazil -

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Star Trek A Série Animada

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

STAR TREK SERIE ANIMADA



Esta série de desenhos animados foi transmitida originalmente nos Estados Unidos da América com o título Star Trek. Mais tarde passou a ser conhecida por Star Trek: The Animated Series (ou abreviadamente, ST:TAS or TAS), de modo a distinguí-la da série original (TOS).
Foi produzida pela Filmation e teve a duração de duas temporadas, com um total de vinte e dois episódios com uma duração individual inferior a trinta minutos. A maioria das vozes dos personagens era interpretada pelos próprios actores da série original. Apesar da liberdade da animação permitir grandiosas paisagens alienígenas, o orçamento era escasso e a qualidade da animação era pobre. Alguns episódios foram escritos por conhecidos autores de ficção científica. Os acontecimentos desta série não fazem parte da cronologia oficial do universo Star Trek, algo que causou muita controvérsia junto de alguns fãs, visto ser a única série televisiva em que tal acontece.

Cronologia
Teoricamente, esta série continuava as aventuras da série original, presumivelmente referindo-se ao quarto - e, eventualmente, quinto - ano da missão de cinco anos. Aproveitando-se das potencialidades da animação, a tripulação é constituída por mais tripulantes alienígenas - a felinóide M'Ress e o trípede Arex -, bem como apresenta situações mais elaboradas, como uma aventura submarina, a miniaturização da tripulação a 1 centímetro e o aparecimento de um dragão de duas cabeças cuspidor de fogo.
Presentemente, esta série não faz parte da cronologia oficial do universo Star Trek. Tal deve-se a várias razões, tais como os direitos legais acerca dos conceitos introduzidos pelo escritor Larry Niven e a própria vontade do criador Gene Roddenberry. No entanto, alguns elementos da série de desenhos animados foram utilizados em séries subsequentes - por exemplo, Sarek refere-se aos eventos mostrados em Yesteryear no episódio da TNG Reunification Pt. 1, tendo tal sido explorado também no episódio The Catwalk da ENT -, e o holodeck da Enterprise-D parece ter-se inspirado parcialmente no mostrado em Practical Joke. O nome completo do Capitão James T. Kirk - James Tiberius Kirk - é revelado no episódio Os Observadores (The Eye of the Beholder). Do mesmo modo, o nome de solteira da mãe do Sr. Spock - Amanda Grayson - o é no episódio Perdido no Esquecimento (Yesteryear). No episódio Paralelos (The Counter-Clock Incident), informa-se que o primeiro comandante da Enterprise foi Robert April. Além disso, alguns escritores, como Peter David, utilizaram alguns dos seus elementos em romances, livros e quadrinhos que se passaram no Universo de Star Trek.
Equipe
Embora a produção tenha sido de baixo custo - notem-se os cenários demasiado estáticos, animações recicladas e o facto dos actores James Doohan, Nichelle Nichols e Majel Barrett fazerem a quase totalidade das vozes dos personagens secundários -, os argumentos e os conceitos - especialmente, os desenvolvidos pelos argumentistas da série original - são, em geral, de boa qualidade, tendo a série ganho o Emmy de Melhor Programa Infantil em 1973. Uma proposta inicial da Filmation para esta série, sugeria ter crianças atribuídas como cadetes a cada um dos oficiais séniores, incluindo um jovem vulcano para Mr. Spock; tal foi, entretanto, recusado.

Eis a lista dos actores que deram voz aos personagens:
·    William Shatner - Capitão James Tiberius Kirk
·    Leonard Nimoy - Spock
·    DeForest Kelley - Dr. Leonard Magro McCoy
·    James Doohan - Tenente-Comandate Montgomery Scotty Scott / Tenente Arex
·    George Takei - Tenente Hikaru Sulu
·    Nichelle Nichols - Tenente Uhura
·    Majel Barrett - Enfermeira Christine Chapel / Tenente M'Ress
Alguns autores de ficção científica muito conhecidos deram o seu contributo a outros tantos episódios:
·    David Gerrold escreveu uma sequela para o episódio da TOS The Trouble with Tribbles.
·    Larry Niven adaptou o seu conto The Soft Weapon à realidade Star Trek, incluindo elementos do seu universo Known Space.
·    D. C. Fontana, argumentista de muitas séries de ficção científica televisivas, incluindo várias séries Star Trek, baseou parte do seu argumento em acontecimentos do episódio da TOS, The Guardian of Forever.
·    Larry Brody, argumentista televisivo de várias séries de ficção científica, escreveu um dos episódios considerado mais imaginativo, The Magicks of Megas-Tu.
Episódios
A ordem aqui apresentada é a de transmissão original na NBC.

Fonte: Wikipedia    

Post: Após perder um tempo consideravel em buscar alguns links, este me parece o mais confiavel mas
é necessário um pouco de paciencia para baixar pois os servidores do Rapidshare costumar dar a maior
canseira, no entanto os arquivos estão todos lá, aconselho a baixar somente um por dia.


2 comentários:

  1. legal cara eu estava procurando isto a um bom tempo, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu!!!!, o link é bom, procurei isto em tudo que é lugar. Carlos .F

    ResponderExcluir

Faça seu comentário: