Brazil -

sábado, 24 de abril de 2010

Tome Ciência: Lêmures Anões - Redescobertos

Location of Antananarivo in MadagascarImage via Wikipedia
Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

Post: Lemures Anões: Descoberta de uma pequena população
Pesquisadores descobriram uma pequena população de Lêmure Sibree Anão, um lêmure raro conhecido apenas em Madagascar oriental. A descoberta de cerca de mil desses lêmures foi feita por Mitchell Irwin, um pesquisador associado da McGill University, e colegas do Centro Alemão de Primatas, em Göttingen, e Universidade de Antananarivo, em Madagascar, e da Universidade de Massachusetts.
A espécie foi descoberta em Madagáscar, em 1896, mas este minúsculo, lêmure anão noturno nunca foi estudado ao longo do século 20. Após a destruição do seu habitat na floresta os cientistas não tinham idéia se a espécie ainda existia na natureza - ou mesmo se era uma espécie distinta. O estudo será publicado na edição atual da revista Molecular Filogenia e Evolução.
Irwin disse que foi observada pela primeira vez lêmures anães no Tsinjoarivo, Madagascar, em 2001, logo após a criação de um site de pesquisa florestal de longo prazo. "Mesmo assim, sabíamos que havia algo incomum sobre eles", disse Irwin. "Ao invés de espécies da floresta que nós esperamos ver, nosso lêmure lembrava as espécies conhecidas de florestas secas ocidental, só que era muito maior."
Em 2006, Irwin começou a colaborar com Marina Blanco, da Universidade de Massachusetts em Amherst, lêmures anãos presos em vários locais ao longo Tsinjoarivo deram inicio ao trabalho. Descobriu-se para a surpresa que mais de duas espécies morfologicamente distintas de lêmure anão estavam presentes, vivendo lado a lado. trabalhos complementares pelo geneticista Linn Groeneveld, Centro de Primatas Alemão confirmou a existência de lêmure Crossley, o mais comum é anão, e os lêmures Sibree muito menores ainda.
O novo estudo revelou o mistério do lêmure ser muito parecido com o único exemplar conhecido do lêmure Sibree (anão), agora no Museu de História Natural, em Londres, Inglaterra a análise genética revela que o misterioso lêmure é altamente distinto de todas as outras espécies conhecidas. De fato, as análises genéticas confirmaram que, das quatro espécies conhecidas lêmure do anão, este é o geneticamente único e, provavelmente, se assemelha ao ancestral que deu origem a outras espécies.

Fonte:  sciencedaily.com
(Crédito: Cortesia da imagem da McGill University)

Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: