Brazil -

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tecnologia - Super Nanomemórias

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...
Post: Memória Super-Sized poderia caber em minúsculos chips,North Carolina State University engenheiros criaram um novo material que poderia permitir que um chip do tamanho de uma unha possa armazenar o equivalente a 20 DVDs de alta definição ou 250 milhões de páginas de texto, o que é 50 vezes a capacidade dos chips de memória atual.
Em vez de fazer um chip que armazena 20 gigabytes, criou-se um protótipo que pode potencialmente lidar com um terabyte," disse Jagdish Narayan”, professor de ciência dos materiais e engenharia na NC State. A chave da descoberta é a dopagem seletiva, o processo pelo qual uma impureza é adicionado a um material para alterar suas propriedades. Os pesquisadores acrescentaram níquel, um metal, de óxido de magnésio, de cerâmica. O resultado, havendo conjuntos de átomos de níquel não maior do que 10 nanômetros quadrados que pode armazenar dados. Assumindo uma Nanodot, sete nanômetros magnético pode armazenar um bit de informação, esta técnica permitiria construir uma densidade de armazenamento de mais de 10 trilhões de bits por polegada quadrada, diz Narayan.
Expansão dos sistemas de memória atual é um tema presente em pesquisas na Universidade da Califórnia, Berkeley, Xu Ting (professor assistente de ciência dos materiais) também desenvolveram uma maneira de orientar a auto-montagem de elementos de tamanho nano em padrões precisos. Xu está tentando estender a técnica para criar uma espécie de papel fino, imprimindo células solares e ultra-pequenos dispositivos eletrônicos.
Outros pesquisadores têm mostrado uma forma de desenvolver uma técnica que utiliza nanotubos de carbono para armazenamento de dados que poderiam durar mais de um bilhão de anos, melhorando assim a vida útil de armazenamento. Um grande desafio para Narayan e sua equipe, que têm vindo a trabalhar sobre o desafio para mais de cinco anos, foi a criação de nanodots que podem ser alinhadas com precisão.
"Precisamos ser capazes de controlar a orientação de cada Nanodot", diz Narayan, "porque todas as informações que você armazena e que tem de ser lidas rapidamente e exatamente da mesma maneira." Anteriormente, os pesquisadores puderam fazer apenas uma camada de estruturas e 3-D a auto-montagem de nanodots não foi possível. Mas com uso de lasers pulsados, eles têm sido capazes de obter maior controle sobre o processo.
Ao contrário de muitas descobertas da pesquisa, diz Narayan, o trabalho de sua equipe está pronta para entrar em produção em apenas cerca de um ano ou dois. E sistemas de memória baseados em nanodots dopado não será significativamente mais caro do que os sistemas atuais.
"Nós não temos ampliado nosso protótipo, mas não acho que deveria custar muito mais fazer isso comercialmente," diz ele. "A chave é encontrar alguém para iniciar o processo de fabricação em grande escala."

Fonte:  wired.com
Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: