Brazil -

domingo, 30 de maio de 2010

Computadores: Ficarão Inteligentes?

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

Post:  Super Computadores, MainFrames, máquinas estranhas e até mesmo bizarras que pouco vemos ou ouvimos, a quantas andam?, como os sistemas baseados em Inteligência Artificial são desenvolvidos?
O primeiro programa especialista baseado em conhecimento foi escrito em 1967. Chamado DENDRAL (BUCHANAN, 1978, ele podia predizer as estruturas de compostos químicos desconhecidos baseado em análises de rotinas. Posteriormente, sistemas especialistas baseados em regras mais sofisticados foram desenvolvidos, notavelmente o programa MYCIN (SHORTLIFFE, 1976). Ele utiliza regras derivadas do domínio médico para raciocinar (deduzir) a partir de uma lista de sintomas de alguma doença em particular.
Muitos pesquisadores hoje acreditam que IA é uma tecnologia chave para o software do futuro. As pesquisas em IA estão relacionadas com áreas de aplicação que envolvem o raciocínio humano, tentando imitá-lo e realizando inferências. Estas áreas de aplicação que geralmente são incluídas nas definições de IA incluem, entre outras:
Sistemas Especialistas ou Sistemas Baseados em Conhecimento.
Sistemas Inteligentes/Aprendizagem.
Compreensão/Tradução de Linguagem Natural
Compreensão/Geração de voz
Análise de imagem e cena em tempo real
Programação Automática.
Portanto, pode-se afirmar que o campo de IA tem como objetivo, o contínuo aumento da "inteligência" do computador, pesquisando, para isto, também os fenômenos da inteligência natural. Para este fim, IA é definida aqui como sendo uma coleção de técnicas suportadas por computador emulando algumas capacidades dos seres humanos. Esta coleção inclui:
Resolução de problemas
Compreensão de Linguagem Natural
Visão e Robótica
Sistemas Especialistas e Aquisição de Conhecimento
Metodologias de Representação de Conhecimento
A esperança de grandes descobertas futuras em IA depende de vários fatores, tal como o crescimento do número de cientistas envolvidos nas pesquisas e avanços principalmente nas áreas da ciência da computação (incluindo processamento paralelo) e da ciência cognitiva.

Post: Esperamos que toda tecnologia baseada em sistemas artificiais de inteligência sejam sempre usados em beneficio da humanidade, más não custa nada tomarem cuidado com as diretrizes e principalmente com quem as criarem e implantarem, afinal o Hal9000 que o diga!
Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: