Brazil -

domingo, 23 de maio de 2010

SCI-FI - Revisitando HAL 9000

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

Post:  Qualquer lista coloca 2001 - Uma Odisséia no Espaço como um dos mais influentes filmes. Ele nasceu do escritor Arthur C. Clarke e recebeu um tratamento cinematográfico psicodélico do diretor Stanley Kubrick. O romance original acabaria tendo três seqüências, escritas por Clarke, ambientadas nos anos de 2010, 2061 e 3010.
2001, o filme, esbanjava imagens de impacto e cenas enigmáticas decifradas inúmeras vezes nas mesas de bares. Foi lançado em 1968 e representou mais uma marca deixada por um ano especialmente marcante,um ano após em junho de 1969 alegadamente o homem pisava na lua pela primeira vez. Era um filme de primatas, aeromoças, monólitos negros, paisagens lisérgicas e nenhum astro do cinema. Num filme de grandiosidade absoluta, seus personagens ficaram pequenos. Com uma exceção: HAL-9000. Foi o primeiro computador a estrelar um filme. Tecnicamente, HAL não podia ser menos profético. Ele representa uma concepção que reinava em 1968, distante de conceitos como computador pessoal e internet. HAL é um mainframe capaz de controlar a vida no interior da Discovery e de seus tripulantes. Era a maneira IBM de computar. Você provavelmente já sabe que as letras H, A e L estão imediatamente antes das letras I, B e M no alfabeto.
A aparência de HAL hoje parece muito estranha. Sua onipresença se dava através de um
"olho", uma câmera vermelha que parecia ter expressão. Seus circuitos de memória ("holográfica") eram muito mais charmosos que os atuais chips - placas de acrílico que se encaixavam nos slots em câmera lenta. O que encantou o público foi a personalidade de HAL-9000. Sua fala mansa, sua educação impecável. Ele acabou se tornando o vilão da história, mas é preciso deixar claro que ele foi inocente.
Retomando: um misterioso monólito negro é achado em 2001 na superfície da Lua, na cratera de Clavius. Quando descoberto, o monólito envia uma mensagem a Júpiter. Para decifrar o mistério, a Nasa manda a Discovery para Júpiter, comandada por David Bowman. A nave é controlada por HAL-9000. Quando se aproxima de Júpiter, HAL acusa um mal funcionamento da antena principal. Seus principais tripulantes verificam que HAL está errado.
Apanhado no erro, HAL entra em "paranóia" e mata todos a bordo. O comandante Bowman sobrevive, e desliga HAL. É a mais "humana" das cenas do filme: HAL implorando para continuar ligado e cantando uma cantiga infantil como despedida. De cortar o coração. Os fãs de HAL devem assistir sua continuação, 2010 - O Ano que Fizemos Contato. Em 2010 explicam-se as causas de seu comportamento "criminoso" em 2001. Foi um conflito de programações. Ele foi criado para ajudar a tripulação no vôo a Júpiter, mas uma diretiva secreta do governo americano o instruiu a cumprir a missão sozinho. Numa palavra, HAL pirou.
fonte: Info.Abril

Então para matar as saudades um comercial de 1999, e uma sequência(a imagem não é boa) más o audio é original, é o que basta para ouvir novamente o computador que se tornou até piada de muito mal gosto, basta ver no youtube as referências. Revisitamos HAL 9000, por enterdermos que estamos quase no limiar de novas empreitadas no campo da exploração espacial com Americanos ou sem eles, no entanto, naturalmente Computadores com Inteligência Artificial estarão na pontes de controles, ou sob controle humano, ou quem sabe no controle! 






Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

2 comentários:

  1. Muito bom poder rever e ouvir o hall9000, quem sabe eles não façam outro filme além de 2010.
    Paulo Marques-SC

    ResponderExcluir
  2. O Hal9000 é realmente um icone do sci-fi, muito bom mesmo!
    Marcos mendes-PE

    ResponderExcluir

Faça seu comentário: