Brazil -

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Tome Ciência - Proteossomos contra o Cancêr

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

Post: Dentro de uma célula milhares de processos ocorrem ao mesmo tempo em regimes altamente específicos e coordenados pelo aparelhamento celular. No citosol proteínas normais que já exerceram a sua função ou então foram metabolizadas erroneamente e que podem danificar o bom funcionamento celular precisam ser degradadas ou destruídas. Uma das vias para esse processo é a ação dos proteossomos, multienzimas em forma de barril que tem a função de degradar essas proteínas danificadas transformando-as em aminoácidos e pequenos peptídios. Os proteossomos age junto com a ubiquitina, molécula que encontra proteínas-alvo a serem destruídas e endereça para o centro do proteossomo.

Recentemente estudos feitos pela Divisão de Hematologia e Oncologia da Universidade da Carolina do Norte vêm descobrindo que esses proteossomos podem ser importantes estruturas para a terapia no desenvolvimento de medicamentos contra o câncer. Uma substancia chamada OS-341 é um componente que tem alta afinidade e               especificidade com o proteossomo, mas a sua capacidade é de inibir a ação deste, concentrando então as proteínas danificadas dentro do citosol e induzindo a morte celular (processo chamado de apoptose) de uma larga variedade de linhagens de células cancerígenas como myeloma, leucemia, cabeça, próstata e ainda revelando pouca toxidade as células normais.O mecanismo de inibição promovido pelo Bortezomib pode ser importante no tratamento do câncer onde as células concentram muitos danos sendo irreparáveis a ação dos proteossomos sendo então o processo de morte celular é a melhor solução.

Post: Esperamos que os Biologos e Bioquimicos continuem suas pesquisas neste campo, isto sem dúvida poderá salvar muitas vidas!
Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: