Brazil -

sábado, 1 de maio de 2010

Tome ciência - Aluminio Transparente

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

Post: A equipe do Professor Justin Wark do departamento de física da Universidade de Oxford acaba de publicar um paper sobre uma técnica revolucionária cujo efeito colateral, até agora, é a produção de alumínio transparente. O paper, que será publicado esta semana na revista Nature Physics relata que um pulso de laser arrancou um elẽtron interno de cada átomo de alumínio sem danificar a estrutura cristalina do metal tornando-o relativamente transparente a radição ultravioleta.
“O que nós criamos é um estado da matéria completamente novo…” disse o entusiasmado professor e continuou ressaltando que o aluminio transparente é apenas o início e que as implicações desta tecnica podem levar ao entendimento da mecânica das estrelas e mesmo a viabilizar a fusão nuclear como fonte de energia.
A descoberta só foi possível graças ao descobrimento de uma nova fonte de radiação, 10 bilhões de vezes mais brilhante que a luz emitida pelos syncrotons o FLASH laser (Flash de Free-electron LASer). Este acelerador de partículas produz pulsos extremamente curtos de Raio X de baixa intensidade (os soft x-ray ou, alguma coisa entre 0.12 to 12 keV).
A equipe internacional liderada pelo professor focalizou esse feixe de energia em um ponto com diâmetro menor que um vigẽsimo do diâmetro de um fio de cabelo, concentrando a energia. Neste ponto, o alumínio tornou-se transparente.
No filme de ficção científica Star Trek 4 (Jornada nas Estrelas 4) Scott já as voltas com o problema ensina o engenheiro como produzi-lo.
Post: Este comentário pode até parecer velho, más é sempre bom recordar que a fisica quântica ainda nos revelará muitas coisas neste século!
Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: