Brazil -

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Astronomia - worldwidetelescope

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

Post:  O WorldWide Telescope (WWT), um serviço que possibilita a exploração virtual do Sistema Solar, dispõe de uma nova funcionalidade que permite fazer passeios interactivos por Marte, acompanhados de comentários de cientistas e ainda explorar este planeta através de imagens de alta resolução.

O WWT-Mars Experience, lançado pela Microsoft Research e pela NASA, resulta do trabalho que tem vindo a ser conduzido desde o início de 2009 pela empresa americana em parceria com cientistas de diversos países.
Através desta ferramenta, o utilizador pode passear por todo o planeta e, ao encontrar um ponto de interesse, aproximar a imagem até perceber detalhes na superfície marciana. "É uma experiência que torna possível ao utilizador sentir como se estivesse realmente lá", disse Dan Fay, responsável pelas iniciativas para Terra, Energia e Meio Ambiente da Microsoft Research.

O objectivo desta novidade é encontrar formas criativas e eficientes de empregar as imagens obtidas pelas missões da NASA, disponibilizando-as ao público em geral. "Quisemos facilitar o acesso a essas imagens únicas para toda a gente. Através do WWT fomos capazes de construir um interface para o utilizador que permite usufruir desse conteúdo valioso", referiu Fay.
O WorldWide Telescope é uma ferramenta que permite que o computador pessoal funcione como um telescópio virtual, reunindo imagens obtidas por observatórios e telescópios espaciais. Para criar a nova experiência marciana, o grupo de Fay trabalhou em conjunto com o de Michael Broxton, do Centro de Investigação Ames, da NASA, especializado na aplicação da visão computacional e do processamento de imagens a aplicações em cartografia.

fonte:  cienciahoje

Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: