Brazil -

sexta-feira, 4 de março de 2011

Android Marketplace - Aplicativos e Virus

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

Post: - Ainda falaremos muito sobre o sistema Android da Google, especialmente em função de seu crescimento no mercado de telefonia e aplicativos. Agora, a Android Marketplace andou pisando na bola, disponibilizando uma loja virtual que pode ser acessada a partir de um celular, onde o usuário pode baixar os conteúdos que desejar, deixou por lá aplicativos maliciosos, cavalos de tróia e outras trupes perniciosas, mais ai o estrago foi feito: roubo de senhas, dados e até agendas dos usuários. A google retirou da loja cerca de 55 ítens conforme relatado em nota do jornal Financial Times(acima tem o link), isso dá o que pensar, como é que fatos como este podem acontecerem?, será algum teste?, se foi, isso vai terminar nos tribunais de uma forma ou de outra.

Más o fato é, quão confiavel são estes sistemas?, Poderemos ser rastreados contra nossa vontade através de programas remotos sem o nosso conhecimento?, até onde vão os nossos direitos de privacidade ante a Web e conexão de dados em telemóveis?.A Floresta de interrogações vai crescer ainda mais a medida que os sistemas 4G sejam difundidos em todo o planeta.  O advento da inserção de tablets em nossa vida cotidiana irá abrir uma janela para as comunicações de dados remotos, más esta nova rodovia de dados também chegará com invasões, espionagem, clonagem, e todo tipo de malificio de uma megavia de comunicações.
Os governos querem a cada dia mais controle sobre seus cidadãos, más até que ponto nós poderemos ter o controle sobre as intervenções governamentais?.

Sistemas operacionais cada vez mais simples e inteligentes baseados em plataformas java e outros open source, mostram-se como alternativas de integração software e hardware de baixo custo, agregado a megas-empresas multimidias que fazem a ponte de ligação cidadão-corporação. Pensamos que quanto mais automatizado um sistema, tanto menos o cidadão possui controle ou conhecimento sobre seu funcionamento, ficando limitados ao "Aperte o botão", "...e o macaco apertou o botão...", o que na realidade é apenas mais um passo na direção do controle total!

Startrekbrazil.blogspot.com, sempre pensando em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: