Brazil -

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sonda Messenger deixa Mercúrio mais próximo!

Messenger’s First Look at Planet Mercury’s Pre...Image by TopTechWriter.US via Flickr
Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...
Post:- Trata-se do planeta mais pequeno do sistema solar, o mais próximo do Sol e também o de mais difícil exploração. O conhecimento sobre Mercúrio era escasso, nos anos 70 do século passado, a nave ‘Mariner 10’ passou perto do planeta três vezes, mas desde então não houve mais aproximações. "Conhecíamos apenas 45 por cento do planeta e agora com a ‘Messenger’, que nesta missão já fez três passagens, passámos a conhecer 98 por cento".
Mas com a entrada em órbita poderá ser possível deslindar dois mistérios de Mercúrio. "Os pólos de Mercúrio são mal conhecidos e há suspeitas de que possam ter gelo, como a Terra. A ‘Messenger’ poderá fotografar os pólos e tirar essa dúvida", explicou José Matos(Astronômo) ao Correio da Manhã!.
O outro mistério que a sonda poderá ajudar a desvendar é o facto de "um planeta tão pequeno ter um campo magnético tão forte e uma densidade média tão elevada". Para suportar as temperaturas de 350 graus centígrados, a sonda está equipada com "um escudo solar feito de cerâmica de grande resistência".  Para entrar em órbita, a nave terá de se deslocar a 104 607 quilómetros por hora. Durante a aproximação e estabelecimento da órbita estavel, ela fornecerá fotos que poderão demorar quase uma semana para chegar ao centro receptor da NASA, de qualquer forma esta é uma excelente oportunidade paera estudarmos este planeta tão proximo do sol.




Startrekbrazil.blogspot.com, sempre pensando em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: