Na data estelar 3141.9, a USS Enterprise encontra uma nave à deriva no espaço. A nave é um carguerio modificado para carregar passageiros congelados criogenicamente. O casco a identifica como SS Botany Bay, apesar de não haver nenhum registro histórico da nave. Foi lançada da Terra na década de 1990, em uma era conhecida como Guerras Eugenicas.
Khan - fonte Wiki |
Escaneando por sinais de vida, o Dr. Leonard McCoy confirma que há algo vivo abordo, porém ele não tem certeza se é humano. Um grupo de desembarque consistindo no Capitão Kirk, McCoy, Scotty e a historiadora Tenente Marla McGivers, é formado e se transporta para a nave. Kirk selecionou McGivers porque ela é especialista na história e cultura do século XX.
Como experado, o grupo de desembarque encontra uma carga de 84 pessoas, 72 ainda vivas, em animação suspensa. Apesar de terem quase 300 anos de idade, eles não envelhereceram durante a viagem. McGivers encontra um tubo de estase que contém o corpo de quem ela acredita ser o líder de todos. De repente, o maquinário da capsula liga e seu ocupante para estar revivendo. McCoy percebe que o suporte de vida está falhando e o homem pode morrer. Kirk quebra o vidro e pucha o homem para revivê-lo. O homem é levado para a Enterprise para exames médicos.
Kirk faz a Botany Bay ser puxada por um raio trator, e a Enterprise parte para a Base Estelar 12, no sistema Gamma 40. Enquanto isso, na enfermaria, a Tenente McGivers se maravilha com o homem, que é uma relíquia viva de uma era que ela estudou durante toda a vida. McCoy acredita que ele vai se recuperar logo, e deve estar bem o suficiente para responder perguntas. Ela deixa a enfermaria e, de repente, McCoy se encontra com um objeto afiafo em sua garganta, cortesia do paciente. O homem acordou, e exige saber onde está. McCoy responde sugerindo que se o homem deseja matá-lo, ele poderia fazer isso cortando sua artéria carótida externa de forma rápida e limpa. Impressionado com sua bravura, o homem abaixa o objeto e se identifica como "Khan".
Spock descobre que o homem é Khan Noonien Singh, que, junto com seu povo, foram produtos das Guerras Eugenicas, onde superhomens manipulados geneticamente foram criados para serem soldados perfeitos. Os soldados acabaram se tornando senhores da guerra e dominaram um terço da Terra. No fim das Guerras Eugenicas, entre oitenta e noventa superhomens desapareceram. Khan é registrado como sendo o mais perigoso destes homens, que dominou muito do mndo ele próprio.
No meio tempo, Khan recebe aposentos; entretanto, ele protesta contra os homens armados guardando sua porta. McGivers é enviada para conversar com ele e lhe contar sobre os eventos atuais. Fica claro que McGivers está se apaixonando pelo belo e poderoso líder. Khan se aproveita disso e diz que ele pretende dominar a humanidade mais uma vez, e que precisa da ajuda dela para controlar a Enterprise. No início McGivers se recusa, porém enquanto ele aplica métodos de manipulação psicológica, ela aceita. Relutantemente, ela diz a Khan que irá fazer o que ele desejar.
McGivers secretamente transporta Khan para a Botany bay, onde ele revive os sobreviventes dos superhomens eugenicos. Eles retornam para a Enterprise e assumem o comando. Khan, que se familiarizou com a nave enquanto estava na enfermaria, corta o suporte de vida da ponte, e a equipe de comando desmaia. Khan mais tarde joga Kirk em um câmara de descompressão, e ameaça sufucá-lo lentamente se a tripulação não aceitar segui-lo. Sentindo-se culpada, McGivers liberta Kirk. Kirk ajuda Spock a escapar de seus captores e os dois ventilam gás anestésico pela nave para inabilitar Khan e seus seguidores
Khan consegue escapar do gás e foge para a engenharia, onde ele tenta destruir a Enterprise, porém Kirk chega e uma luta começa. Kirk é derrotado pela força geneticamente superior de Khan, mas ele consegue pegar uma ferramenta e usá-la como porrete, deixando Khan inconciente.
Quando Khan e seus seguidores estão reunidos, Kirk decide que eles devem ser exilados, e escolhe Ceti Alpha V, um mundo traiçoeiro que ele acredita ser perfeito para Khan começar seu novo império. A vida em Ceti Alpha V não será fácil, porém Khan, impressionado com a ideia, afirma que ele está pronto para o desafio e aceita a oferta de Kirk. Ao invés de uma corte marcial para McGivers, Kirk permite ela se junte a Khan no exílio. Ao final, Spock afirma que seria interesante ver o que Khan consegue fazer em 100 anos neste planeta.
foto: Khan(Ricardo Montalban) http://pt.wikipedia.org/wiki
Este é o histórico:
Mas porque tanta preocupação com guerras ficcionais? Khan é apenas um produto ficcional, mas produto da engenharia genetica do século vinte na série de Star Trek, verdadeiros superhomens criados para comandar, no entanto seu caminho foi apenas a guerra (Eugenica), poder e mais poder é o que interessavam estes seres.
Sabemos que não há limite para a ganância do homem, e se der para melhorar a especie através de manipulação genetica, creio que o farão. Afinal a quantas andam estas pesquisas após o fim do mapeamento do genoma humano?, e diversos experimentos de clonagem?. Estamos nos aproximando de um limiar onde não se poderá mais negar que o homem fez o homem! Esta poderá ser a máxima da ciência nos proximos anos.
A criação de superhomens no entanto nao modificará a especie humana,como na ficção sua tendência é a autodestruição, e a semente básica daquilo que conhecemos como Sapiens sapiens persistirá, adaptando-se, moldando-se, isso sobrevivermos a nós mesmos!
Startrekbrazil.blogspot sempre pensando em você!
Nao é a toa que utilizaram este vilão em star trek XI, o cara é o bicho!
ResponderExcluir