Brazil -

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A Tecnologia em Star Trek - Parte 1

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...


Star trek é atualmente conhecida, como a série de ficção cientifica mais robusta e por que não dizer didática no que se refere a Astronomia e Fisica, desde o inicio Gene Roddenberry procurou basear suas estórias e roteiros amparados em algum fato cientifico factível que pudesse desenvolver a idéia e o tema central de seus filmes. Reservados os exageros em seu inicio, Star Trek ganhou corpo e  consistência a medida que avançava. Se o desejo de seu criador foi o de abrir uma janela para o futuro para vermos como seria a tecnologia, então vejamos como esta o desenvolvimento atual!:

Phaser
As pistolas phaser da série Star Trek direcionavam energia em um raio com alto pode de alcance e destruição - capaz de desintegrar uma pessoa ou detonar um asteroide. Hoje a tecnologia militar testa uma arma a laser chamada Personnel Halting and Stimulation Response (PHASR), que pode cegar o inimigo temporariamente. O Pentágono, no entanto, não informa quando ou se o rifle PHASR pode entrar em campo, coisa que acreditamos não estar muito longe, pois haja guerras para os norte americanos testarem seus armamentos de combate em terra,no ar e claro no mar..


Fone de Comunicação
A tenente Uhura frequentemente usava um fone sem fio quando ocupava o posto de oficial de comunicações da Enterprise. O alcance do aparelho é difícil de avaliar, uma vez que Uhura dificilmente deixava seu posto. Os fones Bluetooth atuais, porém, têm alcance de 100 metros, são menores e ainda funcionam em estéreo, além de parecidos com os que usava nossa oficial, ao que parece são mais eficientes e elegantes, mais um motivo para que os engenheiros cada vez mais mostrem superação aos detalhes e principalmente ao designer, sem contudo perder sua habitual funcionalidade. 

Antimatéria

Quando a matéria e a antimatéria se encontram, o resultado é uma explosão colossal de energia. O mecanismo era usado para impulsionar a nave Enterprise a velocidades maiores do que a da luz. Atualmente, os cientistas estão começando a trabalhar com a antimatéria. O processo usado na Enterprise foi estudado pela NASA e hoje empresas privadas como a Positronics Research também pesquisam a propulsão pela antimatéria, é obvio que este tipo de pesquisa é altamente custoso, afinal construir um reator de antimatéria será o primeiro passo em direção a propulsão for fusão a frio, ou a construção de uma bolha de curvatura do espaço tempo. 

 


Tricorder Médico

Quando o Doutor Leonard “Bones” McCoy precisava examinar um membro da tripulação ferido ou um ser de outro planeta, ele usava o tricorder médico, dispositivo portátil para diagnosticar as doenças do paciente. O equivalente atual, o scanner Magnetic Resonance Imagining (MRI), é preciso, porém nem um pouco portátil.

Quem é nerd aqui e nunca ouviu falar num TRICORDER? De acordo com o manual técnico oficial de Jornada nas Estrelas, um tricorder é um "aparelho portátil de sensoriamento, computação e comunicações de dados".  Ele era muito usado pelo Dr. McCoy, e também pelo Spock da série Jornada nas Estrelas. Um prêmio de US$ 10 milhões (R$ 18 milhões) está à espera de quem consiga criar um "tricorder" médico. O Qualcomm Tricorder X Prize está desafiando cientistas e engenheiros a construir [...]

 fonte: Dignow

 Invisibilidade

Muitas civilizações do universo Star Trek dominavam a ciência de tornar um objeto invisível a olho nu por meio de um espectro eletromagnético, o que servia para naves em combate, por exemplo. A ciência de hoje desenvolve tecnologias de invisibilidade por meio de ondas eletromagnéticas em torno de um objeto. Um vídeo da Duke University demonstra e explica como isso é feito. Outra abordagem, demonstrada na foto ao lado, é a criação de um sistema óptico de camuflagem, pelo pesquisador Susumu Tachi, atualmente sabemos que o sistema mais eficiente será aquele que dobre a refração da luz no minimo, afim de impedir sua captação visual por olhos ou lentes opticas. 

 

 fonte: Today's Tech

 Na sequencia publicaremos a segunda parte desta avaliação, mas se deseja saber mais siga o link de nossa fonte (já está em português). você também pode nos mandar suas sugestões através do nosso formulário de contato.

Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: