Brazil -

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Tecnologia em Star Trek - Parte 2

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...

 
Star trek é atualmente conhecida, como a série de ficção cientifica mais robusta e por que não dizer didática no que se refere a Astronomia e Fisica, desde o inicio Gene Roddenberry procurou basear suas estórias e roteiros amparados em algum fato cientifico factível que pudesse desenvolver a idéia e o tema central de seus filmes. Reservados os exageros em seu inicio, Star Trek ganhou corpo e  consistência a medida que avançava. Se o desejo de seu criador foi o de abrir uma janela para o futuro para vermos como seria a tecnologia, então vejamos como esta o desenvolvimento atual!:
Esta a a segunda parte de Tecnologia em Star Trek:

Teletransporte

As naves em "Jornadas nas estrelas" carregavam suas cargas e tripulantes por meio de um dispositivo chamado teletransporte. Na vida real, cientistas conseguiram ter sucesso no teletransporte de informações entre átomos distanciados em um metro. Dada contudo, a enorme complexidade envolvida na localização exata de cada átomo do corpo humano, teletransportes como os retratados na série podem estar a séculos de distância, ou não,dependendo do avanço das tecnologias. A exemplo disto está o desenvolvimento da computação quântica e dos supercomputadores, ferramentas estas indispensáveis na resolução da manipulação de enormes quantidades de dados por milesegundos necessários para a operação de um dispositivo semelhante ao teletransporte.

Holodeck

O holodeck, que estreou na série "Star Trek: The Next Generation" era um ambiente que criava uma experiência de realidade virtual com imagens 3D, sons e campos de força. A tecnologia similar mais avançada de hoje é um capacete grande, no estilo do holodeck, capaz de estimular os 5 sentidos virtualmente. Com o desenvolvimento atual de jogos em 3D e gráficos de alta resolução vetoriais e poligonais aliados as técnicas e softwares de computação quântica acreditamos que em um futuro próximo poderemos criar dispositivos de indução de realidade virtual ou verdadeiras salas de projeção multi3D e assim algo bem próximo ao holodeck.

 

Cirurgia sem sangue

No  longa "Star Trek IV: The Voyage Home", o Dr.McCoy fica espantado pelos métodos bárbaros da medicina no século 20, particularmente a trepanação, técnica pela qual se perfura um osso humano.  Cirurgias sem sangue podem parecer algo da ficção científica, mas médicos já estão usando feixes de ultra-som para substituir o bisturi em alguns procedimentos médicos, as técnicas com microcameras e sondagens eletromagnéticas tem suas pesquisas já adiantadas, e dispositivos parecidos com os dos filmes de ficção cientifica tem aparecido no mercado a cada fim de década, a exemplo disso é a cirurgia a distãncia ou simplesmente telecirurgia, realizada com câmera de vídeo de alta resolução e computadores preparados para esta finalidade. 

 

Global Positioning System (GPS)

O console multicolorido da Enterprise apontava com precisão onde cada um dos seus tripulantes estavam de maneira exata, algo que os sistemas de GPS atuais conseguem fazer de forma relativamente parecida, usando até 32 satélites na órbita terrestre, ainda que não funcione com a precisão exagerada da ficção no espaço, mas tudo tem a ver com o sitema de transmissão dos dados, quanto maior for a capacidade de transmissão de dados em um curto espaço de tempo,maior será a capacidade de recepção e atulização em tempo real dos dados manipulados, georeferenciamento de dados inclusive é uma ciência crescente neste inicio de século.

 

 

Detecção de vida em outros planetas

Os sensores da Enterprise eram tão sofisticados que poderiam detectar formas de vida planetária a partir das órbitas dos planetas. Por mais que os robôs em Marte sejam menos sofisticados, podem juntar pistas sobre o planeta para investigar a presença de vida.
Um dispositivo dentro da missão Odyssey, da NASA, detectou grandes quantidades de hidrogênio no solo marciano, sinal promissor da presença de gelo e de um ambiente propenso à existência de vida, no entanto se pesquisa dispositivos capazes de detectar elementos tais como clorofila, silício, e nitratos básicos a partir de seu espectro eletromagnético e dados espectrográficos, feixes eletromagnéticos seriam responsáveis por varrer a superfície ou atmosfera de um planeta em busca de dados que evidenciasse a presença de moléculas organicas.

 

Tradutor universal

Em "Star Trek: Enterprise", membros da nave usavam um tradutor universal para decifrar diferentes idiomas alienígenas. O mais próximo que temos disto hoje é um gadget usado pelo exército norte-americano em que pode se escolher uma série de frases já definidas para que o aparelho recite em outra língua, não podemos deixar de registrar o uso de tradutores de linguagem escrita como os que mais usamos no dia a dia na Web, Google, Babylon, e tantos outros. O fato é que um equipamento de tradução universal ainda é um sonho para a espécie humana, e quando realmente tivermos um dispositivo deste tipo sua melhor aplicação será a tradução de nossos próprios dialetos e línguas.

 

Campo de força

Os campos de força foram amplamente usados na série Star Trek como barreiras de energia para proteger naves, estações especiais e pessoas ou aprisionar inimigos. Os cientistas de hoje pesquisam campos de força como uma bolha de plasma que pode, futuramente, proteger astronautas de raios cósmicos durante viagens especiais. Varias pesquisas baseadas nos estudos de Nicolas Tesla para campo eletromagnéticos e outros cientistas para campos baseados em plasma estão em andamento,principalmente pensando na proteção de estaçoes espaciais e futuras naves de cruzeiro contra micrometeoritos e ondas de choque eletromagnéticas, radiaçoes diversas.

 Fontes: Dignow e Translate Google

Esperamos sua avaliação, mas se deseja saber mais siga o link de nossa fonte (já está em português). você também pode nos mandar suas sugestões através do nosso formulário de contato.

Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: