Brazil -

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Surak e a Filosofia do I.D.I.C em Star Trek

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...


Surak é um personagem fictício da história de fundo de  Star Trek série de televisão e suas franquias criada por Genne Roddenbery. Ele é retratado como o filósofo mais importante na história do planeta Vulcan . Durante um período parecido com a Terra na "era moderna", quando os vulcanos são tecnológicamente, mais violentos, Surak funda um movimento que as formas de pensar e agir em relação ao estilo de vida Vulcan, leva ao seu mundo a maneira lógica de  raciocínio e o domínio da emoção Vulcans conhecidos da série de TV . Este período da história Vulcan é referido como o "Tempo de Despertar".
Fonte: Wiki
O "Tempo de Despertar" é acompanhado de violência sem precedentes na história Vulcan, de acordo com a Star Trek: Enterprise "episódio de Despertar "( em que Surak é ressuscitado 1.800 anos após sua morte para restaurar aos Vulcanos modernos uma versão original da atual fase corrompida de sua filosofia original. ) Durante o "Tempo de Despertar" um cisma Vulcan daqueles que "procurou um retorno a formas selvagens" e "marcharam sob as asas da ave de rapina " (mais tarde o símbolo das naves Romulanas) tentaram perpetrar um cataclismo nuclear contra Surak e sua sociedade esclarecida . Logo após a morte Surak, estes reincidentes Vulcanos abandonaram sua terra natal para colonizar os planetas Romulus e Remus . A nova sociedade que viria a ser conhecida como a Estrela do Império Romulano  , onde a filosofia Surak da paz e da lógica sobrevive apenas como um movimento subterrâneo dentro de sua sociedade guerreira emocional, para os próximos 2.000 anos (até mais tarde, no Star Trek Next Generation episódio " Unificação ", pelo idoso Embaixador Spock no papel de um sucessor dos últimos dias de Surak), enquanto florescendo em Vulcano para se tornar sua filosofia predominante e permanente.
O "Tempo de Despertar" e sua "violência irônica", observado por Surak, que termina em um holocausto nuclear, mas a maturidade filosófica, foi escrito pelos criadores de Star Trek com paralelos intencionais a moderna sociedade humana, particularmente a sua progressão histórica em direção à iluminação cultural, razão e tolerância interrompido por crises extremas de regressão cultural, irracionalismo e da violência fanática.
Fonte: Zemanta
O caráter de Surak na estória de fundo da série Star Trek de televisão, depois do fim do tribalismo do violento povo Vulcano com uma filosofia de compromisso comum para a razão e a lógica, morre no século 4 dC (baseado em calendário da Terra, cerca de 1.800 anos antes dos eventos do Star Trek: Enterprise episódio("Despertar"), aparentemente por  envenenamento a radiação causada por um ataque nuclear que devasta Vulcan. Seu espírito, ou katra , é transferida para uma urna cristalina que permanece sepultada e imperturbável até sua redescoberta depois de dois milênios por um personagem Vulcan, Syrran , no século 22. Syrran coloca o katra Surak dentro de sua própria mente, o que leva Syrran para criar um grupo chamado Syrranites dedicada a retornar a civilização  Vulcan para os verdadeiros ensinamentos de Surak. Uma década depois, em 2154, antes da eclosão da iminente guerra civil Vulcan, Syrran é morto enquanto acompanhava os personagens do capitão Jonathan Archer e T'Pol para a sede do seu grupo na Forja de Vulcano. Antes de morrer de seus ferimentos, Syrran coloca o katra de Surak para a mente de Archer.
Experimentando uma alucinação (ou visão), Archer se encontra conversando com Surak dentro de sua própria mente. Juntos, eles testemunham a explosão nuclear que ocorreu em Vulcan 1.800 anos antes, causando envenenamento de Surak por radiação. Então ele mostra alguma emoção quando se fala com Archer, bem como o uso da terra com base em expressões idiomáticas, mas esta é provavelmente por causa de sua fusão com a mente humana de Archer.
Uma tentativa subseqüente para transferir o katra de Surak para o segundo em comando, T'Pau da nave terrestre Enterprise, falha quando Surak opta por permanecer fundido com a mente de Jonathan Archer. Mais uma vez conversando com Archer dentro de sua mente, Surak passou a instrui-lo a recuperar um artefato chamado Kir'Shara, que as reivindicações de Surak irá unir as facções em conflito no último dia Vulcan. O Kir'Shara é um projetor de imagem holográfica do filósofo, com os escritos há muito perdidos, capaz de restaurar a sociedade Vulcan para o "verdadeiro caminho" da não-violência e da lógica. Archer e T'Pau tem sucesso em levar o artefato para o corrupto alto Comando Vulcan  em Star Trek: episódio Enterprise " Kir'Shara ", resultando em sua derrubada. O Katra Surak é posteriormente transferido para a mente de um idoso sacerdote Vulcan, o que torna-se guardião do katra como mostrado em  Star Trek Star Trek.
Fonte WIKI
A autora Diane Duane mais tarde explorando a estória de fundo de Surak a partir de sua própria perspectiva no romance Mundial de Spock , que descreve o despertar inicial que o levou a deixar seu emprego como programador de computador , a fim de observar uma explosão nuclear de uma guerra entre mineradoras conglomerados que se espalhou para T'Khut, Vulcano "lua" (na realidade, Vulcano menor planeta binário ), levando-o a conquistar sua própria xenofobia , tornam-se "acordado" para os horrores da guerra, e para desenvolver a filosofia IDIC que trouxe a paz Vulcan - "infinita diversidade em infinitas combinações ".
Um personagem que representa um físico re-criação do "Surak histórico" em sua jovem maturidade formado por tecnologia alienígena avançada a partir de lembranças telepaticamente-gravadas e expectativas mantidas pelo Sr. Spock , aparece na série original de Star Trek episódio de " The Savage Curtain ", e é retratado pelo ator Barry Atwater . A visão de um Surak mais idosos que aparece na mente do personagem do capitão Jonathan Archer é retratado pelo ator Bruce Gray

Fonte: Wiki

Esperamos sua avaliação, mas se deseja saber mais siga o link de nossa fonte (já está em português). você também pode nos mandar suas sugestões através do nosso formulário de contato.

Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

 

 
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: