Brazil -

domingo, 13 de maio de 2012

A PINDORAMA FANTÁSTICA

Jornada nas Estrelas - StartrekBrazil. O Espaço, a Fronteira Final...


A PINDORAMA FANTÁSTICA


Uma das características da chegada de espanhóis e portugueses ao continente hoje chamado de América foi a incerteza em relação à natureza da coisa (Todos e todas não sabiam o que era, mas sabiam onde estavam). Eram as Índias, era um mundo novo, uma ilha, um continente? Colombo achava que eram as Índias Ocidentais, Cabral pensou que era uma ilha, Vespúcio desconfiou que era um continente novamente descoberto (Tinham plena certeza de que não era o inferno, e não haviam impostos, então: era o paraíso!). A incerteza em relação ao todo reproduziu-se em relação às partes, sobretudo àquelas habitadas por povos silvícolas com baixo grau de organização social. 

Foi o caso da parte visitada por Cabral em 1500. Ao longo dos séculos XVI e XVII, ela foi batizada com vários nomes. A disputa sobre como grafar Brasil estendeu-se até o século XX. E até hoje se discute a origem do nome. Difícil imaginar outro país com tão grande dificuldade de decidir até mesmo seu próprio nome. A nova terra foi denominada Pindorama (antes de 1500), Ilha (Terra) de Vera Cruz (1500), Terra de Santa Cruz (1501), Terra Papagalli (1502), Mundus novus (1503), América (1507), Terra do Brasil (1507), Índia Ocidental (1578), Brazil (século XIX), Brasil (século XX).
Fonte: Google Image
A terra a que Pedro Álvares Cabral aportou em 1500 era chamada pelos habitantes com quem travou conhecimento de Pindorama, ou Terra das Palmeiras. O capitão permaneceu dez dias em terra. Viu gentes estranhas, nem pretas nem brancas, que caminhavam totalmente nuas pelas praias (Nossa herança manhosa e morena, o gosto pela pitú viria bem cedo), tinham furos nos beiços em que enfiavam ossos, estavam armadas de arcos e flechas. Viu ainda muitos papagaios e uma terra cheia de palmeiras e outras árvores (A era da tanga, e tanga muito curta já estava em vigor em pleno continente). Pero Vaz de Caminha, afirma em sua carta que mandou ao rei D. Manuel que Cabral inicialmente deu à terra o nome de Terra de Vera Cruz. No mesmo documento, corrige para Ilha de Vera Cruz, indicando a incerteza sobre a geografia da região. Só não houve incerteza quanto a Vera Cruz. Cabral era cavaleiro da Ordem de Cristo, cuja bandeira trazia uma grande cruz. Essa bandeira lhe fora entregue por D. Manuel antes da partida da frota e mais tarde foi içada no mastro da nave principal e colocada ao lado do Evangelho durante a primeira missa celebrada em uma ilhota da nova terra.

O primeiro nome da terra durou pouco. Ao tomar conhecimento da descoberta, D. Manuel tratou de apressar seu casamento com a infanta de Espanha e enviou Gonçalo Coelho para confirmar o achado. Além de o confirmar, Coelho informou que a nova terra era grande demais para ser uma ilha. Na volta, carregou o navio com pau-brasil e papagaios. Já no ano seguinte, em 29 de julho, D. Manuel escreveu aos reis católicos Fernando e Isabel, agora seus sogros, informando sobre a descoberta da terra a que Cabral dera o nome de Terra de Santa Cruz. El-rei trocou Ilha por Terra e Vera Cruz por Santa Cruz. O novo nome foi logo adotado (O troca troca começou logo cedo, e os portugueses não se envergonharam nem um pouco de mais tarde fundarem suas primeiras colônias de exploração, e bota exploração nisso!).


Mas como seria nossa PINDORAMA se Cabral aqui não houvesse chegado até hoje?

Então o presidente de pindorama seria um grande cacique, sim, pois após tanta lambança e caciquecracia haveria evoluído para a democracia após os 500 anos, poderia ser um bravo tupiniquim, LULABRAZ, até porque SERRA sempre seria pó, e após um desastre épico chamado CARDOSO e antes dele um todo COLORIDO minaram e expuseram toda nudez e intimidade da mãe pátria gentil como vendilhões no templo!
Fonte: Google Image
O grande cacique das terras nordestinas, elegeria seus pajés e assistentes, mas a pajelança criaria vida própria e pior ainda tentáculos, e conexões que entranhariam a terra das palmeiras onde já não canta o sabiá, que de bobo não tendo nada resolveu ser fazendeiro nas terras cisplatinas onde o imposto já não dá!, pelo menos não pesa tanto quanto nossa mordida do leão, e pense num pantelino faminto.
Posto o trivial, a grande taba vicinal (Congresso) votam e continuam votando por baixo dos panos, por baixo do tapetes, por baixo das penas, todo tipo de sínteses e súmulas (Leis), de preferência aos seus gordos proventos, e suas toiças gorduras (Repasses e Seminários fantasmas), más tem de ser na calada da noite para não pertubar a nação (massa tupiniquin), e não ofender sua base aliada (verdadeiros nababos, importados de outras terras(partidos), que parasitam as câmaras dos comuns(Assembléias).
A nação merece um polpudo estipêndio (salário mínimo) para viverem (sobreviverem até as próximas eleições) e conforme uma carta (magna) que premissa o povo proteger, lesando, lesa a lógica e a paciência dos pobres silvícolas.

Então, como uma idéia de gênio (Steve Jobs?) ou coisa qualquer, os caciques inventaram uma festa de poder modelador e igualador, dedicaram e se inspiraram no deus Baco (Grego) e lá chegou o CARNAVAL, onde nada mudou, todo mundo louco, todo mundo nú, e ainda que dure três dias, sobra um bigú na quarta-feira, pode beber, pode dançar, e como pode dançar e o resto do ano continua dançando!
De longe uma grande Nau tenta aportar em nossas belas praias, más ao receber noticias de seus enviados, e saberem, nesta terra até um guardador de carros do congresso percebe um vencimento maior que o soldo de um oficial da marinha real: - Oh terra de tupiniquins e malandrins, se aporto não me levanto e se não me levanto até meus fundos me tirarão!, exclamou profundamente o valente capitão. E esticada a bujarona e cordéis, apressou-se a mudar seu rumo, de preferência para a China!
E assim na Pindorama, terra das palmeiras, vive-se inventando e reiventando feriados e esticões, que é para a nação ter mais tempo de consumir um delicioso néctar (cerveja) e porque não um torresmim, porque navegar é preciso!

By Regis Ferreira.

Esperamos sua avaliação, mas se deseja saber mais siga o link de nossas fontes. você também pode nos mandar suas sugestões através do nosso formulário de contato .
Agora com medidor de velocidade de conexão, faça sua medição on line!

Startrekbrazil.blogspot.com sempre pensando em você!

 

2 comentários:

  1. Pior é os sem concurso ganharem um absurdo em Brasilia e o servidor uma micharia Oh!
    Claudio-DF

    ResponderExcluir
  2. Muito boa para esta resenha, já indiquei outras pessoas meus amigos.
    Ricardo - SC

    ResponderExcluir

Faça seu comentário: